Oeste estranho: visão geral jogo Friv

Embora Deathloop seja semelhante aos jogos Friv anteriores da Friv5Online Studios, houve alguns entre os jogadores que não gostaram muito do experimento de loop de tempo. O atirador definitivamente pode ser atribuído ao gênero de simulação imersiva, mas a necessidade de repetir os mesmos níveis em diferentes momentos do dia fez com que o jogo não fosse tão aventura atmosférica quanto Dishonored e o último  Prey. Alguém atribuiu isso ao fato de Deathloop ter sido criado sem a participação de Raphael Colantonio (Raphaël Colantonio) - o homem que atuou como diretor criativo dos melhores jogos Friv5Online.

Em 2017, após 18 anos de trabalho, deixou a empresa que fundou - disse que a criação de projetos de alto orçamento o transformou em um limão espremido, e havia cada vez menos espaço para a criatividade. Com o ex-produtor Friv5Online, ele abriu um pequeno estúdio, WolfEye , onde algumas dezenas de pessoas trabalharam no jogo Weird West. A caligrafia de Colantonio é reconhecível muito rapidamente - se Deathloop não parece "arcaína" o suficiente para você, você terá grande prazer com este projeto.

É difícil decidir por onde começar com Weird West . Como outros representantes do gênero, o jogo Friv é complexo e ambicioso - muitas mecânicas estão misturadas nele. O enredo conta cerca de cinco personagens, a história de cada um dos quais será vista à medida que você progride. O que os une é que todos vivem no Velho Oeste. Em vez disso, no Weird West. O negócio não se limita a cowboys, cavalos e saloons - há bruxas, lobisomens e rituais ocultos são realizados por pessoas em macacões com capuz.

Tudo começa com a história de Jane Bell, uma caçadora de recompensas que se despediu de sua profissão há muito tempo, mas é forçada a pegar em armas novamente e ir em busca de seu marido sequestrado. Este é apenas o primeiro personagem de cinco, mas sua aventura já está repleta de eventos: decisões precisam ser tomadas, das quais a próxima tarefa às vezes depende, e uma parte bastante grande do mapa para percorrer, tropeçando em vários heróis estranhos . O resto dos protagonistas não são menos interessantes - este é um homem-porco, a quem todos tratam como a escória da sociedade, depois um índio, cujo povo é baseado em tribos reais Anishinaabe.

Mas não só os personagens principais merecem atenção - os personagens coadjuvantes também são maravilhosos. Os retratos foram desenhados pelo artista de Dishonored Cedric Peyravernay , o que já é uma grande vantagem, mas os diálogos são escritos (e traduzidos para o russo) de forma brilhante. Um mínimo de água e um máximo de informação iluminando cada vez mais um universo fascinante. Além dos diálogos, há muitos livros de todos os tipos, jornais são publicados todos os dias com notícias que você encontra na casa de alguém, e os personagens de vez em quando entram em contato com você à distância.

Isso faz com que o mundo ganhe vida, e os desenvolvedores criaram um grande número de variáveis ​​que o jogador afeta. Eles destruíram todos na cidade - ela será abandonada e outra pessoa virá ao local dos mortos. Faça muitas coisas ruins - você pode se tornar alvo de caçadores de recompensas. E se, pelo contrário, você ajudar os cativos a sair das jaulas, em algum momento eles virão em socorro e começarão a atirar nos inimigos junto com você. As decisões e suas consequências são apresentadas em forma de lista ao final de cada capítulo, ou seja, quando você completa a história de um determinado herói. E mais tarde, você pode recrutar esses heróis para não precisar viajar sozinho.

Tudo isso inspira a se comunicar com todos e caçar cada pequeno detalhe. Você realmente quer saber mais sobre o mundo local, então correr exclusivamente em missões de história parece um crime. O mundo de Weird West é grande, mas dividido em dezenas de pequenos locais, e muitos deles ficarão intocados se você prestar atenção apenas nas tarefas principais. Existem muitos efeitos colaterais, às vezes forçando você a viajar bastante, retratos de criminosos perigosos estão constantemente pendurados nos quadros de avisos, por cuja captura (ou assassinato) eles serão premiados com ouro. Você visita algumas áreas assim: e se houver algo interessante lá?

O herói não se teletransporta para a zona selecionada, mas chega até ela, então tudo pode acontecer com ele ao longo do caminho. Então ele vai se deparar com uma matilha de lobos selvagens, que não são tão perigosos. Isso chegará ao ritual com a participação de bruxas, que de repente não sai conforme o planejado. Ou ele conhecerá uma garota misteriosa que o chama de passageiro e fala em enigmas. Às vezes, os encontros são especialmente inesperados e relacionados às suas ações. Você decidiu fazer algo louco? É possível que eles guardem rancor contra você e o embosquem. Não vou dar exemplos para evitar spoilers, mas pessoalmente me certifiquei de que isso seja possível no jogo Friv.

Muck, é claro, você não poderia fazê-lo - tudo depende de você. Weird West geralmente oferece várias soluções para um problema. Aqui está uma cidade em que todos são hostis e avisa que é melhor você não se deparar com os olhos de ninguém. E na cidade você precisa pegar algo de acordo com o enredo. Se você quiser, atire em todos e não volte para lá. Se quiser, agache-se e deslize silenciosamente para onde precisar. Ou talvez haja um personagem, depois de completar o "lado" do qual ele colocará uma boa palavra para você?

É assim em cada turno. Quando você passa por missões em regiões perigosas, onde todos os guardas estão prontos para entrar na batalha, tanto Deus Ex quantoPrey e muitos outros jogos Friv semelhantes. Se houver o desejo de eliminar os alvos imperceptivelmente, você se aproximará deles por trás e os derrubará com um clique, arrastando os corpos para o inferno. Se você não quer tocar em ninguém, este jogo permite que você: pule nas bordas, passe silenciosamente pelos guardas, se esconda atrás das caixas, roube as chaves e assim por diante.

Em um dos episódios, precisei ativar a alavanca, e ela estava escondida atrás de uma porta com fechadura - procure a chave ou use três chaves mestras. Ele vasculhou os corpos dos inimigos mortos, encontrou a chave, entrou na sala - e só então percebeu que do outro lado era possível subir no mesmo lugar com alguns saltos. Essas situações acontecem o tempo todo, e esse é meu recurso favorito do simulador imersivo - quando depois de resolver o problema você descobre que havia outras maneiras.

Além disso, os locais são repletos de muitos segredos. Ou você encontra alavancas escondidas que abrem portas, ou um lançamento bem-sucedido de dinamite abrirá uma passagem onde uma arma única está ao lado de uma nota. Alguns poços nas cidades também foram colocados por uma razão. Quando, de acordo com a trama, você precisa chegar na cidade e apenas conversar com alguém, você fica lá para pesquisar. Você vasculha armários e mesas de cabeceira, penetra silenciosamente em quartos onde você não pode estar, mas os baús acenam. Se você tiver sorte, encontrará algum tipo de porão.

Há um ponto em recolher o lixo e tudo o que está mal. Armas de fogo de alta qualidade são compradas principalmente na loja, mas todo o resto é melhor procurar nos locais. Bijuterias, pelas quais os compradores dão muito dinheiro, kits de primeiros socorros, chaves mestras, cordas, pacotes de dinamite e coquetéis molotov - há muito valor. Relíquias fossilizadas e mapas dourados são especialmente importantes. Para o primeiro, você compra habilidades para um personagem específico, cujo uso gasta energia e, para o segundo, você compra bônus passivos que se aplicam a todos os personagens principais. Tudo é bastante padrão lá, mas não inútil: aumento da saúde e dano, aumento da velocidade de movimento, aumento da altura do salto e assim por diante.

O único problema relacionado à pesquisa é a câmera. Existem dois modos para escolher: a câmera é alta ou próxima ao personagem. No primeiro caso, mesmo em uma TV 4K grande, você precisa espiar para ver algo - coisas pequenas, como dinamite e moedas na mesa, são quase imperceptíveis. Com uma câmera mais próxima, há uma sensação de claustrofobia - você não pode jogar assim o tempo todo, porque não vê nada ao redor. A troca regular é cansativa, então você se acostuma com a primeira opção e joga da única maneira - no segundo capítulo, eu mais ou menos me resignei a isso.

Quanto à limpeza de locais, aqui a câmera não causa desconforto nem durante a passagem secreta nem em conflitos com a filmagem. O personagem carrega uma pistola, rifle, espingarda e arco, além de poder encontrar explosivos e outros itens consumíveis. O tiro é padrão: com um botão miramos, com o outro atiramos. Mas o assunto não se limita a isso, é claro. Uma das características mais interessantes é a capacidade de se sentir como Max Payne e atirar enquanto pula, diminuindo o tempo. Nunca fica entediado, mas consome a mesma energia que é usada para habilidades ativas. Eles são diferentes para todos: um coloca minas, o outro envenena o solo e adquire armaduras.

Usar o ambiente também pode ser importante, principalmente se houver muitos oponentes. Se você atirar em uma lâmpada pendurada no teto, ela incendiará o chão e um inimigo próximo. Se o inimigo se molhar enquanto o persegue pelo rio, a eletricidade causará muito dano a ele. Às vezes você planeja suas ações com antecedência, mas muitas vezes você tem que improvisar, fugindo de pessoas, espíritos ou lobisomens. Não é incomum tentar fazer tudo em silêncio, mas um erro leva a tiroteios barulhentos. Você pode, é claro, carregar o último save e tentar novamente, mas nada funciona no Weird West - depois de carregar o "save", os inimigos começam a se comportar de uma maneira completamente diferente e andam por rotas diferentes, e os guardas anteriormente adormecidos pode acordar.

Em geral, quero falar sobre o jogo Friv sem parar, bem como sobre qualquer representante de alta qualidade do gênero de simulação imersiva. Todas as mecânicas funcionam como você esperaria, uma vez que são explicadas nos slides do tutorial, e uma pesquisa completa é constantemente recompensada. Além disso, o jogo Friv é bastante grande - e há muitos locais, e os personagens principais são completamente diferentes, e há muitos eventos aleatórios e soluções suficientes - se você se propõe a estudar tudo, gaste dezenas de horas . Adicione aqui uma tradução maravilhosa para o russo - e você terá um lançamento quase exemplar que iluminará uma primavera que não é a mais rica em sucessos.

Weird West é provavelmente o presente perfeito para os fãs do Friv5Online Studios. A câmera estraga um pouco a impressão, mas fora isso é um simulador imersivo maravilhoso que atende a todas as expectativas de um jogo Friv desse gênero. Profundo, em grande escala, ambicioso e - o mais importante - funcionando como um relógio. Este é um daqueles jogos Friv que você vai querer voltar mais de uma vez e que ficará na sua memória por muito tempo devido a quantas impressões inesquecíveis e emoções vívidas eles deixam. Colantonio e sua equipe só podem ser parabenizados pela grande estreia do novo estúdio, e assinantes do Game Pass com acesso gratuito a um dos principais lançamentos do ano.

Prós: um verdadeiro simulador imersivo - com várias soluções para qualquer problema, um universo interessante e uma exploração emocionante; cinco histórias sobre personagens completamente diferentes; um mundo vivo em que as ações do jogador realmente afetam algo; ricas oportunidades em batalhas.

Contras: A câmera está muito longe ou muito perto.

8493108f5f6e5d29702f5c2c9f3c0f71